sábado, 30 de março de 2013

AULAS DE INFORMÁTICA NO PROJETO.

O mundo vem passando por grandes transformações e evoluindo socialmente, culturalmente e tecnologicamente de forma tão surpreendente que a tecnologia já passa a fazer parte do cotidiano de todos, independente do status financeiro de cada indivíduo. Baseado nesse fato, surge a grande necessidade de proporcionar a cada aluno uma aprendizagem que incentive a construção de conhecimentos capazes de leva-lo a um novo tempo, cheios de desafios, no qual precisará se preparar para a evolução que tais mudanças trazem tão significativamente em sua vida.
Portanto, o uso do computador na educação passa a ser essencial e enriquecedor, pois consiste na informatização que pode gerar melhores condições de aprendizagem aos alunos respeitando, no entanto, a realidade escolar. "Uma nova maneira de representar o conhecimento."
Aqui em nossa escola, podemos contar com aulas simples porém muito atrativas, ministradas pela nossa competente  monitora Liliane Barbosa envolvendo o conhecimento, o saber e o prazer de aprender. Aqui, as aulas de informática também ganham um significado importante, pois, nela, o aluno lê, escreve, apaga, cria, recria, busca, pesquisa, aprende a vencer as dificuldades na tela do computador.







domingo, 17 de março de 2013

DIAS COMUNS PORÉM INDISPENSÁVEIS....

Passar o dia inteiro na escola não é nada fácil quando se é criança, por isso, usamos nossa criatividade para tornar as aulas um pouco mais agradáveis e levar nossas crianças a compreender melhor os valores morais tão esquecidos no mundo de hoje.






PALESTRA SOBRE SAÚDE E NUTRIÇÃO

Na última sexta-feira, dia 15 de março de 2013,tivemos o prazer de assistir uma palestra sobre "A IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL", ministrada por CRISTIANE FERREIRA DE ANDRADE, nossa querida amiga, colaboradora e nutricionista da Prefeitura Municipal de Paraopeba. 
Foi um dia muito importante e agradável para todos nós. 
É sempre muito bom saber que temos alguém tão carinhosa e amiga cuidando para que tenhamos uma vida menos tensa e mais saudável. 

A você amiga CRISTIANE, 
NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS. 
SÃO PESSOAS COMO VOCÊ QUE ENGRANDECEM NOSSAS VIDAS. 

SEJA SEMPRE MUITO BEM VIDA A NOSSA ESCOLA, A NOSSA SALA E EM NOSSAS VIDAS!
QUE DEUS A ABENÇOE SEMPRE!

























A importância da nutrição para a boa saúde
                                                                         por Lígia Parreira


A boa nutrição, base para a boa saúde, precisa ter alimentos diversos, de cores variadas, com todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo. Fique atento à quantidade e qualidade. Prefira frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões, leite e derivados sem gorduras, carnes magras e modere no consumo de açúcares, doces, sal e gorduras.
Cuidados com a alimentação infantil.
A alimentação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento e saúde da criança. O aleitamento materno é o primeiro passo para prevenir doenças e, por isso, deve ser a única fonte de alimento do bebê até os seis meses de vida. A partir daí, o leite deve ser complementado com alimentos oferecidos sob a forma de purês ou amassados. Gradativamente, deve-se aumentar a consistência até chegar à mesma alimentação da família. Depois dos dois anos, a criança deve ter um padrão alimentar semelhante ao dos adultos.
A alimentação equilibrada supre as necessidades nutricionais e auxilia na formação de hábitos alimentares saudáveis. Para isso, estimule o consumo de frutas, verduras e legumes e evite oferecer doces, açúcar, frituras, refrigerantes, salgadinhos, embutidos e outras guloseimas. A sobremesa deve ser mais uma parte da refeição e nunca uma recompensa pelo consumo dos demais alimentos.
Importante também é controlar a oferta de líquidos nas refeições porque eles distendem o estômago, fazendo com que a criança se sinta satisfeita antes da hora. O ideal é oferecê-los após a refeição.
Deixe a criança regular a quantidade de alimentos consumidos. Ela, melhor que ninguém, sabe o quanto precisa. Uma opção é oferecer porções pequenas – as crianças ficam felizes quando conseguem comer – tudo o que os pais ofereceram; se a quantidade for insuficiente, elas pedirão para repetir.
Refrigerantes, salgadinhos, balas e doces não precisam ser proibidos, mas devem ser consumidos em horários adequados e em quantidades que não atrapalhem o apetite para a próxima refeição.
Comer brincando: a descoberta de novos sabores
A falta de variação dos alimentos e da forma de prepará-los pode tirar o apetite e o interesse da criança. A oferta de cardápios coloridos, servidos de forma divertida atrai a atenção e abre o apetite. Experimente dispor a comida no prato de forma atraente, criando desenhos e formas inusitadas. Durante as refeições, permita que a criança explore os alimentos, a textura, o odor, o paladar, tocando-os com as mãos. Evite disfarçar a comida ou distrair a criança com brincadeiras ou televisão.
É comum que na fase de formação do hábito alimentar, a criança tenha dificuldade para aceitar novos alimentos. Para facilitar esse trabalho, faça com que ela prove o novo alimento entre 8 e 10 vezes, mesmo que em quantidade mínima. Só assim, ela conhecerá o sabor e passará a aceitá-lo.
As crianças maiores podem participar da preparação das refeições. Assim, elas aprenderão a reconhecer os alimentos e estarão mais dispostas a adotar uma dieta variada. A refeição em um ambiente familiar ajuda na boa digestão e ensina a criança a desfrutar o momento. Lembre-se: filhos seguem os exemplos e os hábitos dos pais. Portanto, atenção aos seus.

UMA VISITA ESPECIAL

Durante uma das aulas sobre valores morais, recebemos uma visita surpresa... 
MARGARIDA LACERDA. 


 Ficamos muito felizes em poder contar com apoio de pessoas especiais e profissionais serias e competentes como você Margarida! Seja sempre muito bem-vinda! 

sexta-feira, 8 de março de 2013

DESCOBRINDO A IMPORTÂNCIA DA MULHER


Na aula de hoje, destacamos a importância das mulheres na sociedade e refletimos o porque foi criado um dia apenas para homenageá-las. ao final, foram confeccionados pequenos cartazes contendo mensagens sobre a data.


UMA MENSAGEM A TODAS AS MULHERES
Mulheres, personalidades honradíssimas
Temos nós, orgulho em tê-las.
Mãe, amada, irmã... amiguíssimas
Impossível não percebê-las.
Desde as meigas, às extremistas,
Não há quem possa vencê-las.

Como mãe, semeia esperança

Como irmã, espalha fervor
Se esposa, há perseverança
Se sofrida, nos causa dor
Se trabalhadora, emite confiança,
Mas em tudo, cultiva amor.

Mulher, símbolo da vida,

Imagem da perfeição.
Tantas vezes abatida
Por causa da traição
De alguém que, "enlouquecida"
Entregou seu coração.

Com palavras vim demonstrar,

Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar
De toda realização,
Pois está sempre a participar
Do que enaltece uma nação.
Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor.... fé.
Por tudo isso você conquistou
O Dia Internacional da Mulher.




UMA AULA COM APOIO PEDAGÓGICO


"Agradecer é reconhecer o bem que outra pessoa te fez. Não existe nenhum sentimento mais nobre do que a gratidão."
Esta é a nossa pedagoga do 1º turno, Sara Muniz, uma grande colega, amiga e companheira de trabalho. 
A ela agradecemos todo o apoio, dedicação e carinho com que nos atende no decorrer dos nossos trabalhos. .
 


PRECISAMOS UNS DOS OUTROS


Havia uma garotinha que gostava de passear pelos jardins, quando um dia vê uma borboleta espetada em um espinho.

Muito cuidadosamente ela a solta e a borboleta começa a voar para longe. De repente ela volta e lhe diz:

- Por sua bondade, vou conceder-lhe seu maior desejo.

A garotinha pensou por um momento e replicou:

- Quero ser feliz.

A borboleta inclinou-se até ela e sussurrou algo em seu ouvido e desapareceu subitamente. A garota crescia e ninguém na terra era mais feliz do que ela. Sempre que alguém lhe perguntava sobre o segredo de sua felicidade, ela somente sorria e respondia:

- Soltei a borboleta e ela me fez ser feliz.

Quando ela ficou bem velha, os vizinhos temeram que o seu segredo fabuloso pudesse morrer com ela.

- Diga-nos, por favor - eles imploravam - diga-nos o que a fada disse.

A agora amável velhinha simplesmente sorriu e disse:

- Ela me disse que todas as pessoas, por mais seguras que pudessem parecer, precisavam de mim! Na verdade... Nós todos precisamos uns dos outros, eu por exemplo preciso de você... do seu carinho e da sua amizade. Não se esqueça: Amizade é sempre querer a pessoa que ama ao seu lado. Amizade não é ocasional, interessada ou pretensiosa. Amizade é para ser constante e para sempre como o amor de Deus é para nós.

Quando você ajuda alguém, por mais pequeno que seja, você está liberando felicidade para sua vida. Felicidade implica em ajudar o próximo, se doar. Se você ainda só quer receber, a tal felicidade nunca lhe baterá a porta.

Veja mais mensagens em http://www.belasmensagens.com.br/felicidade/precisamos-um-do-outro--4434.html#ixzz2Myb1KIjC

quarta-feira, 6 de março de 2013

AULA DE ESTUDO MONITORADO - 1º TURNO





Fácil e Difícil
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que se expresse sua opinião...
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias...
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.

Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir...
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a
mesma...
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado...
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece.
Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã...
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e as vezes
 impetuosas, a cada dia que passa.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar...
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar...
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.

Fácil é ditar regras e,
Difícil é segui-las...





O ESPORTE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA



 A atividade física regular tem aumentado entre as crianças. Contudo, especialistas recomendam que ela faça parte do dia-a-dia de maneira equilibrada, respeitando suas habilidades motoras e sua capacidade de aprendizado.


O esporte é importante para a saúde e para o bem-estar do ser humano. Para a criança pode ser um fator fundamental de desenvolvimento, desde que contribua d
e forma positiva para o seu físico e para a sua mente. Porém não deve ser imposto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas.
Entre os quatro e os seis anos, a criança deve começar a ter contato com o esporte de maneira prazerosa, como uma brincadeira. Ela deve aprender a correr, pedalar ou praticar alguma atividade física em grupo, sem
nenhum compromisso maior. Nessa idade, a criança deve experimentar várias modalidades esportivas, sem obrigação de aprender suas técnicas específicas. Com aproximadamente oito anos, é bom deixar que ela se direcione para determinado esporte, de acordo com suas habilidades e preferências.
A partir dos doze anos, ela passa a se interessar pelos esportes competitivos. Essa é a melhor fase para identificar a modalidade esportiva ideal para os filhos, sempre respeitando os limites de acordo com a idade. Os pais devem sempre evitar que a criança fique a maior parte do tempo diante da TV ou do computador.
Quando a atividade física é tratada como brinquedo ou diversão, sem regras, há mais chances de conquistar a criança. Dados da Academia de Pediatria mostram que 75% das crianças obrigadas a praticar esportes de que não gostam deixam de praticá-los por volta dos quinze anos, com grandes chances de tornarem-se sedentárias.
Alguns pais que praticam determinado esporte direcionam o filho para esse esporte, até de forma inconsciente. Se houver muita pressão e ele não conseguir corresponder, o peso pode se tornar grande demais, com conseqüências negativas para o equilíbrio emocional e físico da criança. Pais esportistas devem usar o esporte para aumentar a convivência, estimular a atividade física regular e melhorar a qualidade de vida familiar.
A pré-adolescência é um ótimo momento para introduzir a musculação, pois nessa fase os hormônios começam a entrar em ação, deixando o organismo mais receptivo ao uso da força física.
Os esportes coletivos, como basquete, vôlei ou futebol proporcionam troca de experiências e ajudam a criança a se relacionar melhor. Os esportes individuais, como tênis ou ginástica olímpica, exigem bom auto-conhecimento, atenção individualizada e são bastante direcionados para um objetivo a alcançar. Ambos desenvolvem a coordenação motora e permitem trabalhar todos os músculos do corpo.
Alguns esportes exigem que a criança comece a treinar seriamente bem cedo, isto é, por volta dos cinco ou seis anos. Eles exigem atenção dobrada dos pais, pois o esporte competitivo, nesta idade, pode ser lesivo ao aparelho locomotor, prejudicando o seu desenvolvimento natural.
A atividade esportiva praticada pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, produz aumento do gasto calórico, melhora a capacidade aeróbica, desenvolve a massa muscular e estimula o sistema neuropsicomotor.
As duas primeiras décadas de vida são fundamentais para o crescimento ósseo e o amadurecimento biológico. Entretanto, o excesso de treinamento, sem períodos de descanso indispensáveis ao organismo, pode trazer prejuízos, tais como diminuição ou até interrupção do crescimento, cansaço, desânimo, deficiência de aprendizado, sistema imunológico debilitado e corpo mais suscetível a lesões. Os pais devem ficar atentos ao esporte praticado por seus filhos, observando se o programa de atividades é adequado para a sua idade e para o seu bom condicionamento físico.
TEXTO DE:
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.